quarta-feira, 5 de novembro de 2014

SUGESTÕES DE ATIVIDADES GEOMÉTRICAS (HISTÓRIA DO QUADRADINHO)

IDENTIFICAÇÃO

Em sala podemos utilizar o recurso de identificar a forma, com as turminhas de educação infantil.

Fazer um material similar a este é relativamente fácil em E.V.A ou feltro. Na aula devemos  deixar claro os comandos, o objetivo é fixar as palavras referentes ao vocabulário. A atividade pode ser feita deixando recipientes para que eles coloquem as formas dentro, ou apontando um local da sala para que as depositem. Cores e números também podem ser abordados.

Da mesma maneira podemos deixar uma destas formas escondida na sala e pedir que procurem. Por exemplo, pedir que encontrem o square e esconder um previamente, deixando várias outras formas espalhadas. Dessa forma as crianças encontraram as outras e ouvirão o nome delas.

Apontar ou pedir que eles deem exemplos de coisas na sala ou escola ou tenham determinada forma, utilizando o ambiente como apoio.

REPRESENTAÇÃO

NO PALITO
Fazer figuras com as crianças em sala e colocar no palitinho para que elas brinquem pode ser um estímulo para que produzam oralmente em inglês.

 
 
 

 
 


As figuras também podem ser usadas para fazer o jogo de identificação proposto acima.
A ideia de fazer dedoches e deixar as crianças enfeitarem como abaixo também é legal.

MASSINHA
Do mesmo modo, brincar com massinha também é uma boa opção com os pequenos. Fazer as figuras, cobrir imagens e produzir coisas referentes a determinada forma.



DESENHOS
Cada criança pode receber uma forma geométrica em papel colorido e uma folha sulfite para que cole a forma e desenhe algo referente com  a forma. A forma pode ser apenas desenhada também.

Aqui a professora utilizou este recurso:
http://englishparakids.wordpress.com/2014/09/10/shapesactivities/

Ressaltando que o objetivo das atividades é proporcionar um ambiente ou meio para que as crianças assimilem e reproduzam o vocabulário em inglês.

VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=E6qWBhEiP6g
https://www.youtube.com/watch?v=XU3PsRNNypc
Algumas atividades de colorir:
 

 
 

 
 

 

Mais ideias em:
http://www.pinterest.com/aqsteacher/geometric-shapes/




BYE!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário