quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

PLANEJAMENTO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Como proposta para planejamento anual trago este modelo, que usei alguns anos atrás. Dividido por bimestres, cada um contém tópicos para
-conteúdos
-objetivos
-procedimentos metodológicos
-temas transversais
-propostas de avaliação
-bibliografia.





Cada bimestre continha em geral:

-TEMAS TRANSVERSAIS
Respeito, ética e cidadania: vinculado com o estudo do vocabulário proposto (mom, dad, brother, sister), trabalhar a importância da família e do amor entre seus membros, enfatizando a obediência e o respeito devido aos pais ou responsáveis.

Meio-ambiente: Com o tema primavera, promover a valorização do meio-ambiente, principalmente das plantas.

-PROPOSTAS DE AVALIAÇÃO
Avaliação contínua, através das participações orais, atividades propostas, interesse, atenção, capricho e assiduidade.

-BIBLIOGRAFIA
Apostila Expoente 1ºano




Update:

(Recebi várias dúvidas e procurando saná-las coloco mais alguns itens)

Sobre o plano:

Esse é um modelo bastante simples, apenas para nortear quanto ao mínimo exigido. Pode ser facilmente adaptado à diversas realidades acrescentando-se conteúdos nos temas, usando o material adotado pela sua escola como base norteadora ou colocando-se outras fontes bibliográficas. Para educação infantil, delimitem os temas, colocando o vocabulário abordado no conteúdo e coloquem mais detalhes nos procedimentos metodológicos.

Qual a diferença de um plano para séries iniciais do ensino fundamental, como o primeiro ano no caso, e uma turma de educação infantil? 
Na verdade tudo dependerá primeiramente da realidade de sua escola. Importante ressaltar se é o primeiro contato das crianças com o idioma (em qual série a disciplina de inglês é adotada na grade? Por exemplo, no município onde trabalho, o Inglês é incluído na grade curricular à partir do primeiro ano do ensino fundamental), quais os assuntos mais próximos à suas vivências... O mesmo plano pode ser usado em séries diferentes por diferentes professores em diferentes escolas. Por isso a importância de se ter bem delimitado os objetivos e o conteúdo mínimo a ser trabalhado. 

Importante ressaltar que se não há um livro específico, se o material adotado é montado pelo professor através de várias referências ou produção independente, há maior necessidade de registro, é preciso deixar bem claro o que será utilizado durante o ano no plano.



(Complemento do plano, objetivos e encaminhamento metodológico constantes no material adotado.) 

OBJETIVOS GERAIS:

-Perceber a importância do aprendizado do inglês como língua franca
-Despertar interesse e estimular o gosto pela aprendizagem do inglês
-Refletir sobre os costumes e o comportamento das pessoas de outros países, percebendo a função social da língua.
- Familiarizar o aluno com a existência de outras línguas e situá-lo geograficamente, estabelecendo a relação entre seu país e os países em que se fala a língua inglesa. 
-Promover a independência do aluno quanto à aprendizagem para que ele realmente aprenda a aprender e veja o professor como um facilitador no processo ensino-aprendizagem. 
- Estimular o desenvolvimento das inteligências múltiplas em sala de aula, por meio das atividades que explorem as habilidades específicas de cada aluno e ativem habilidades que ainda não foram despertadas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-Proporcionar ao aluno a aquisição de um vocabulário básico, articulado às estruturas essenciais da língua inglesa, a partir de palavras relacionadas à realidade imediata dele.
- Desenvolver a produção oral em língua inglesa por meio de exercícios de compreensão oral, jogos e dramatizações, dando-se atenção especial à pronúncia das palavras.
-Introduzir noções gramaticais elementares.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:

A busca das concepções prévias do aluno é um fator importante e constante para a aprendizagem. As atividades devem criar oportunidades para que ele participe da aula e possa contribuir com ela. O aprendizado da língua é determinado, então pelo uso dela como meio de comunicação em atividades de interesse do aluno.
Há também o elemento fantasia, imprescindível para os alunos na faixa etária do primeiro ano, que faz o elo entre o aprendizado e a motivação, entre o estudo e a diversão. As atividades sugeridas têm como objetivo incentivar e desenvolver a aprendizagem da língua por meio de jogos, músicas, charadas, etc. , respeitando o ritmo de aprendizagem e o conhecimento de mundo que cada aluno apresenta nessa idade escolar, despertando sua curiosidade e sua vontade de interagir com o professor, com os colegas e com o material para aprender a nova língua.

BYE!!!

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