quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

PLANEJAMENTO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Como proposta para planejamento anual trago este modelo, que usei alguns anos atrás. Dividido por bimestres, cada um contém tópicos para
-conteúdos
-objetivos
-procedimentos metodológicos
-temas transversais
-propostas de avaliação
-bibliografia.





Cada bimestre continha em geral:

-TEMAS TRANSVERSAIS
Respeito, ética e cidadania: vinculado com o estudo do vocabulário proposto (mom, dad, brother, sister), trabalhar a importância da família e do amor entre seus membros, enfatizando a obediência e o respeito devido aos pais ou responsáveis.

Meio-ambiente: Com o tema primavera, promover a valorização do meio-ambiente, principalmente das plantas.

-PROPOSTAS DE AVALIAÇÃO
Avaliação contínua, através das participações orais, atividades propostas, interesse, atenção, capricho e assiduidade.

-BIBLIOGRAFIA
Apostila Expoente 1ºano




Update:

(Recebi várias dúvidas e procurando saná-las coloco mais alguns itens)

Sobre o plano:

Esse é um modelo bastante simples, apenas para nortear quanto ao mínimo exigido. Pode ser facilmente adaptado à diversas realidades acrescentando-se conteúdos nos temas, usando o material adotado pela sua escola como base norteadora ou colocando-se outras fontes bibliográficas. Para educação infantil, delimitem os temas, colocando o vocabulário abordado no conteúdo e coloquem mais detalhes nos procedimentos metodológicos.

Qual a diferença de um plano para séries iniciais do ensino fundamental, como o primeiro ano no caso, e uma turma de educação infantil? 
Na verdade tudo dependerá primeiramente da realidade de sua escola. Importante ressaltar se é o primeiro contato das crianças com o idioma (em qual série a disciplina de inglês é adotada na grade? Por exemplo, no município onde trabalho, o Inglês é incluído na grade curricular à partir do primeiro ano do ensino fundamental), quais os assuntos mais próximos à suas vivências... O mesmo plano pode ser usado em séries diferentes por diferentes professores em diferentes escolas. Por isso a importância de se ter bem delimitado os objetivos e o conteúdo mínimo a ser trabalhado. 

Importante ressaltar que se não há um livro específico, se o material adotado é montado pelo professor através de várias referências ou produção independente, há maior necessidade de registro, é preciso deixar bem claro o que será utilizado durante o ano no plano.



(Complemento do plano, objetivos e encaminhamento metodológico constantes no material adotado.) 

OBJETIVOS GERAIS:

-Perceber a importância do aprendizado do inglês como língua franca
-Despertar interesse e estimular o gosto pela aprendizagem do inglês
-Refletir sobre os costumes e o comportamento das pessoas de outros países, percebendo a função social da língua.
- Familiarizar o aluno com a existência de outras línguas e situá-lo geograficamente, estabelecendo a relação entre seu país e os países em que se fala a língua inglesa. 
-Promover a independência do aluno quanto à aprendizagem para que ele realmente aprenda a aprender e veja o professor como um facilitador no processo ensino-aprendizagem. 
- Estimular o desenvolvimento das inteligências múltiplas em sala de aula, por meio das atividades que explorem as habilidades específicas de cada aluno e ativem habilidades que ainda não foram despertadas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-Proporcionar ao aluno a aquisição de um vocabulário básico, articulado às estruturas essenciais da língua inglesa, a partir de palavras relacionadas à realidade imediata dele.
- Desenvolver a produção oral em língua inglesa por meio de exercícios de compreensão oral, jogos e dramatizações, dando-se atenção especial à pronúncia das palavras.
-Introduzir noções gramaticais elementares.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:

A busca das concepções prévias do aluno é um fator importante e constante para a aprendizagem. As atividades devem criar oportunidades para que ele participe da aula e possa contribuir com ela. O aprendizado da língua é determinado, então pelo uso dela como meio de comunicação em atividades de interesse do aluno.
Há também o elemento fantasia, imprescindível para os alunos na faixa etária do primeiro ano, que faz o elo entre o aprendizado e a motivação, entre o estudo e a diversão. As atividades sugeridas têm como objetivo incentivar e desenvolver a aprendizagem da língua por meio de jogos, músicas, charadas, etc. , respeitando o ritmo de aprendizagem e o conhecimento de mundo que cada aluno apresenta nessa idade escolar, despertando sua curiosidade e sua vontade de interagir com o professor, com os colegas e com o material para aprender a nova língua.

BYE!!!

3 comentários:

  1. Olá, teacher Erika! Tudo bem?
    Meu nome é Caroline, tenho 23 anos e encontrei seu canal depois de tanto procurar por dicas de inglês para crianças. Estou cursando o 3º período de Letras-Inglês à distancia na Faculdade Estácio de Sá e no mês passado decidi começar a dar aulas particulares de inglês para crianças e adolescentes aqui no meu bairro.Tomei essa iniciativa, pois já fiz mais de um ano que estou desempregada e está difícil arrumar um emprego.

    Depois que eu disse eu disse a alguns vizinhos que pretendia dar aulas surgiram algumas pessoas interessadas. Já tenho 3 crianças para dar aula: uma garoto de 9, e duas irmãs, sendo uma de 7 e a outra de 11 anos. Mas há um porém e é por isso que estou lhe enviando essa mensagem.

    Estou me sentindo muito perdida e gostaria de pedir a sua ajuda. Por mais que eu tenha domínio sobre a língua, não sei bem por onde começar a ensinar as crianças. Não consigo saber por qual assunto começar.Também tenho dificuldade em saber quais temas são mais apropriados para cada idade.

    Encontrei alguns planos de aula em um site chamado "British Council", mas na minha opinião a quantidade de planos de aulas que estão disponíveis não são o suficiente.

    Baixei mais ou menos 29 planos de aula para a faixa etária dos "Kids". Com essa quantidade consigo dar aulas por aproximadamente 3 meses, pois cada aluno vai ter 8 aulas por mês. Mas depois disso já não sei mais o que ensinar. Não sei por onde devo continuar! O que farei nos demais meses do ano?

    😱

    Depois de ensinar os greetings, as cores, os dias da semana, os números, as pessoas da família, etc, o que mais devo ensinar? Dar aulas para crianças é mais difícil do que eu pensei!

    Mas eu não queria ter de desistir, sabe?? Por mais que eu seja "professora de primeira viagem" e ainda não me formei na faculdade, quero muito tentar. Ainda mais porque estou precisando.

    Por isso gostaria de perguntar de você poderia me dar alguma dica em relação a isso? Existe algum outro site que possui planos de aula / plano de estudos de acordo com cada faixa etária?

    Por exemplo:

    Age: 7 - 11

    Subject: Greeting

    E embaixo a descrição da aula + exercícios.

    Fico grata de puder me orientar e peço desculpas se incomodei.

    Deus abençoe!

    Att,

    Caroline Oliveira.

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  2. Gostei das separações mas os bimestre estão com conteúdo bem diferente dados livros adotados na escola em que ensino

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