quarta-feira, 15 de outubro de 2014

CHOCOLATE CHIP GHOST

A história Chocolate Chip Ghost é ótima para a época de Halloween pois tem como cenário a data e nos proporciona opções lúdicas para abordar cores e alimentos. Também podemos discutir sobre comportamento, focando em responsabilidade, ações e consequências. 

Abaixo, um vídeo com a contação completa. Nele podemos aproveitar para observar não apenas a história, mas o material utilizado e o modo como a pessoa o utiliza e se expressa.
No vídeo a mulher tem nas mãos um conjunto de dedoches. Podemos confeccioná-los em feltro, deixando o conjunto dos fantasminhas com face dupla, ou seja, cada fantasminha de um lado branco e do outro colorido. É só trocar a posição durante a história.



Também temos a opção de fazer com varetas. Fiz este material para mim. Baixei o arquivo, imprimi, colei numa cartolina e pus palitinhos. Os cinco fantasminhas coloridos fiz frente e verso. Quem preferir pode imprimir e colar velcro ou ímã e utiliza-los em painéis. Aqui está o link:
Quem quiser a historinha escrita, também a encontrará neste PDF. No documento há uma atividade interessante, onde cada aluno poderia escolher um alimento qualquer e pintar seu fantasminha, nomeando-o e deixando-o caracterizado, explorando desse modo novas possibilidades.

http://www.sandytoesandpopsicles.com/celebrate/halloween/the-chocolate-chip-ghost-story-free-halloween-printable-puppets/
Aqui tem outra versão da historia, com imagens para copiar e imprimir que também proporcionam um bom material imagético, é o da imagem acima.
Aqui dois exemplos de mural para contação. Podemos reparar que em cada um a história sofre modificações. Existem várias versões desta historinha.

 

Podemos contar a historia e explorar novos alimentos e cores. Por exemplo, fazendo uma lista do que o fantasminha poderia ter comido para ficar vermelho e depois outra para saber o que ele teria que comer para ficar branco novamente. Fazer perguntas aos alunos do tipo: um deles comeu bananas, de que cor ele ficou?, ou dizer que um deles ficou yellow, quais alimentos ele teria comido então?
Encontrei esta atividade, gostei mas não encontrei o modelo, então fiz uma similar.



BYE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário