terça-feira, 13 de janeiro de 2015

MAIS UM ANO LETIVO PELA FRENTE!

Planejar não é apenas colocar uma lista de conteúdos a serem cumpridos, é antes de mais nada estabelecer metas gerais. 

Caderno de registros:
Cada escola pede determinado tipo de controle, algumas pedem apenas o Diário em dia, outras pedem relatórios diversos e algumas pedem caderno detalhado com atividades, anotações...o fato é que manter um registro pessoal ajuda muito no decorrer do ano.  
Nem sempre vamos nos lembrar na hora de uma reunião qual atividade fizemos exatamente em determinado dia, muitas vezes as atividades que precisam ser adaptadas acabam sendo esquecidas...quando estamos aplicando alguma atividade oral com a sala é interessante marcar os pontos na hora, as vezes a turma é grande ou são muitas aulas no dia, não dá pra lembrar depois. Colocar os materiais que a escola fornece nas horas de estudo de modo organizado também é interessante.


Acolhida: estabelecer um ritual para o início das aulas garante segurança aos alunos e reduz tempo disperso. Você já escolheu sua estratégia? pode ser um modo de cumprimentar, uma tarefa, uma música...geralmente perdura o ano todo. 

Materiais:
Conhecer e organizar o material da turminha. Se são livros ou apostilas certifique-se de que estejam identificados já nas primeiras aulas para não haver confusão. A mesma coisa vale para os cadernos. Cada escola tem uma rotina devido à sua realidade, em algumas o material vai e volta com o aluno, em outras fica armazenado na escola. Se ficar na escola a responsabilidade do professor é maior, reserve um tempinho para etiquetá-los ou faça a identificação junto com os alunos, dependendo da série e sua independência. Acordos pedagógicos sobre o uso do material devem ser estabelecidos com a turma no primeiro uso.
Sala de aula:
Se a escola possui uma sala ambiente para a matéria é interessante investir em decoração para a sala. Tudo depende da série da turma, mas de modo geral, podemos usar bandeiras, flashcards, alfabeto, mapas...uma sala com bastante conteúdo visual ajuda muito no aprendizado. Deixar materiais lúdicos ao alcance também é interessante. Aproveite o espaço. Se sua escola não possui, você pode tentar encontrar um espacinho nas salas para colocar algo da matéria e sempre trocar.

Primeira aula
A primeira aula é um momento para professor e aluno interagirem e criarem possibilidades. Começamos buscando uma noção do nível da turma e despertando interesse. Músicas e jogos são uma boa pedida.



Mural realizado com atividade de turma do segundo ano do ensino fundamental para as primeiras semanas de aula. (Saudações)



BYE!!!

3 comentários: