sábado, 28 de junho de 2014

APRENDENDO COM MASSINHA NA AULA DE INGLÊS

Brincar com massinha é uma atividade muito presente e importante nos primeiros anos da educação infantil, e do ensino fundamental I, pois trabalha e desenvolve diversos aspectos cognitivos e motores. Muito sensível aos estímulos externos táteis, ao construir sua representação concreta a criança se expressa através do movimento enquanto desenvolve habilidades e criatividade. Ao fazer a tarefa com os demais cria-se um sentimento de grupo e troca.
Nas aulas de inglês aplicamos este recurso utilizando eixos temáticos e vocabulário básico. Além das cores e números, que sempre estarão vinculados as atividades, abordamos qualquer vocabulário como por exemplo animais, alimentos...através da reprodução do modelo. Claro, a atividade embora importante para o desenvolvimento, está em segundo plano. Não devemos nos esquecer de contemplar a língua estrangeira no decorrer das aulas. A oralidade é o destaque, no caso o ‘imput’, o conteúdo que o aluno receberá, portanto temos que falar bastante com eles.
Ao comandar os movimentos básicos para modelar, ao fazer as tirinhas diga “back and forth” (para trás e para frente) e ao fazer as bolinhas “roll and roll...” (enrola ...)

Alguns exemplos de atividades que podemos aplicar em sala. 
*está claro que as fotos do post são simulações para ilustrar os exemplos.

Trabalhar vocabulário, através da reprodução de modelo, neste caso, abordando o tema frutas. Utilizamos também cores e números. Com os alunos maiorzinhos, se quisermos trabalhar números com mais ênfase, podemos pedir por exemplo duas laranjas ou cinco maçãs... 

Quando trabalhamos uma cor específica podemos pedir para que façam coisas com aquela cor. Por exemplo, usar a massinha amarela e dizer para as crianças pensarem em coisas yellow, 'vamos fazer coisas yellow!' aí elas podem fazer o que desejarem como o sol, bananas...ou apenas frutas, bananas, melão, abacaxi, pêssego, maracujá...depende do objetivo, se é trabalhar apenas a cor, ou contemplar outros vocabulários.

Utilizar a técnica de cobrir pontilhados, letras ou formas. Com os alunos menorzinhos formas e desenhos simples funcionam melhor. 



 


Com as crianças que estão tendo contato com o alfabeto podemos pedir que façam letras.


Ao lidar com números, peça para que façam determinado numero de bolinhas, ou coloque um copinho à frente da criança e peça que coloque ou tire a quantidade que você desejar. Se houver mais de uma cor, peça quantidades diferentes, por exemplo, duas azuis e três vermelhas. 
 

É importante lembrar que, quanto menores forem as crianças, mais elas levam objetos à boca. Então para turmas de maternal ou jardim, há também a opção de levarmos massinha comestível caseira. 

Também podemos aproveitar e fazer com os maiorzinhos a massinha em sala, junto com eles, dá super certo!é um ótimo jeito de ensinar cores e também o vocabulário relacionado aos ingredientes que vamos utilizar.

Receita
4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de sal
1 e 1/2 xícara de água
1 colher de chá de óleo
Modo de Fazer
Numa tigela grande, misture todos os ingredientes e amasse bem até ficar boa para modelar.  Para colorir pingue algumas gotinhas de corante para alimento. 
Guarde em saco plástico ou recipiente bem tampado.

Essa é apenas uma das muitas receitas que existem. Cuidado com aquelas que levam açúcar.

Tem mais alguma sugestão? me conta!

BYE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário