quarta-feira, 18 de junho de 2014

COMO É MEU NOME EM INGLÊS?

Ano passado minha turma de quinto ano do ensino fundamental demonstrou muito interesse por nomes próprios. Constantemente perguntavam como eram os nomes deles em inglês. 
Já que a curiosidade era geral, expliquei que nomes próprios não são traduzidos, o que existem são equivalentes ou adaptações. Ainda assim, em muitos casos não há nomes correspondentes; enquanto alguns possuem a mesma grafia e significado isso não ocorre com outros. Se você é Maria quando for por exemplo, à Inglaterra não vai se apresentar como Mary, você continua sendo Maria, pois isso é parte de sua identidade cultural. Seu nome vai continuar igual, só o que pode mudar é a pronúncia, por causa do sotaque, a não ser nos casos em que o nome é muito complicado na pronuncia ou grafia. Também expliquei que personagens de filmes ou livros tem seus nomes "traduzidos", ou seja, coloca-se um equivalente para aproximar a ficção da realidade de quem está lendo ou assistindo e citei alguns exemplos. Mas não pensem que isso foi assim tão fácil hahahahaha . Demorou um pouco para que se esgotassem todos os exemplos que eles propuseram de 'mas e se...' . A partir daí, eles quiseram saber quais eram os nomes mais comuns em inglês. E depois disso, como o nome deles poderia ser falado por um estrangeiro. Então começaram a perguntar se havia algum nome parecido com o deles em inglês. Alguns deles já sabiam, mas agora a sala toda queria saber e interagir com o nome dos colegas também.
Mas professora como é que escreve? Ah...e isso durou quase a aula toda. Enfim, alguns nomes eu tive que pesquisar depois e na aula seguinte entreguei um marcador para cada um com seu nome estrangeiro equivalente. Dei destaque para as grafias diferentes pois esse era o interesse deles. Frisei mais uma vez: Não é tradução! é só uma brincadeira! O nome de vocês não vai mudar hein!. A maioria se divertiu com os nomes, vi que alguns guardaram a lembrancinha por um bom tempo.

NOMES, TRADUÇÃO, CULTURA


BYE!

2 comentários:

  1. Érika, que legal seu blog! Adorei mesmo e vou usar muitas das suas ideias. Obrigada por compartilhar. Vou fazer já uma propaganda sua por aí :D

    ResponderExcluir