domingo, 20 de julho de 2014

FRIENDSHIP'S DAY

Hoje, 20 de julho, é comemorado o dia do amigo aqui no Brasil. Estou trazendo sugestões de atividades para o dia da amizade. A comemoração pode variar a data conforme os países. Em 1935, o Congresso dos Estados Unidos estabeleceu o primeiro domingo de agosto para a celebração da data, que originalmente, visava a troca de cartas entre as pessoas. Em abril de 2011 a ONU reconheceu o dia 30 de julho oficialmente como o Dia Internacional da Amizade, no entanto a maioria dos países, incluindo os de língua inglesa, a celebra na data tradicional, no primeiro domingo de agosto, que este ano será dia 03.
amizade


Essa atividade é para ensino fundamental I, turminhas mais avançadas, para que os alunos preencham o desenho, façam a leitura e a repetição, e embaixo podem, por exemplo, escrever o nome dos seus amigos, ou características, adjetivos em inglês, que eles mais admiram em suas amizades, por exemplo. Tudo dependerá do nível da turma.


A atividade abaixo também é para ser aplicada no Ensino Fundamental I. Podemos começar perguntando o que devemos fazer para sermos bons amigos e então entregar a atividade, que pode ser colorida como eles desejarem ou, podemos pedir que pintem cada pétala da cor que indicarmos.


amizade

amizade
 Esse desenho dos balões também pode ser usado com cores determinadas.

amizade

Podemos fazer com a sala pulseiras da amizade com materiais baratos. Alguns cordões, miçangas, enfim, fica super legal, mas se a sala não levar o material ou a escola não disponibilizar, isso pode ficar pesado financeiramente para nós bancarmos. Então eu sugiro que, se não der para pedir o material para os alunos por quaisquer motivos, usar materiais alternativos. Uma opção é levar revistas ou papéis e recortar tirinhas, enrolar fazendo um pequeno canudinho e passar por um barbante. É uma atividade relativamente fácil para crianças do ensino fundamental I realizarem. Claro, depende do perfil de cada sala, se você achar que muitas crianças terão dificuldade para fazer os rolinhos opte por exemplo, por canudos. Leve canudos, coloque os alunos em grupo e peça para que cortem. Depois entregue o barbante, linha ou fita e peça para que passem os canudos por eles. Depois diga para levarem para casa, para dar para um amigo.

amizade

Note na figura 5 e 7, início e fim,  que a linha entra pelo mesmo canudo, formando um laço, para impedir que fique tudo solto. Colocá-los em pequenos grupos ajuda na hora de explicar por exemplo, como fazer isto, sem tomar tanto tempo da aula.

amizade
Nesta atividade os alunos podem preencher o boneco representando o melhor amigo/a deles, ou representando eles mesmos, colocando em dupla e pedindo para que um desenhe o outro...enfim, depois formar um mural.

amizade
Winnie the Pooh foi nomeado embaixador mundial da amizade em 1998, pelas Nações Unidas.

 BYE!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário