sábado, 16 de agosto de 2014

GOLDILOCKS AND THE THREE BEARS

A história infantil Cachinhos Dourados e os três ursos pode ser muito bem explorada nas aulas de inglês.
Apliquei uma sequência de atividades com uma turma de segundo ano do ensino fundamental e trarei neste e nos próximos posts essas atividades e algumas sugestões.
Tudo se inicia com o planejamento e a definição de objetivos. Dependendo da série, da turma e do nível dos alunos podemos fazer a contação utilizando apenas a língua estrangeira ou mesclando, dando ênfase apenas nos vocabulários específicos escolhidos. Cada professor escolhe o que utilizar, segundo sua disponibilidade e desenvoltura, como fantoches, dedoches, figuras...eu por exemplo, usei recursos mínimos: giz e lousa. Como meu objetivo era focar em vocabulários específicos, fui contando a história e desenhando rapidamente elementos que apareciam nela. Os desenhos eram bem simples, e em algumas partes fiz mímica, imitei os ursinhos...
No final da contação reforcei os vocabulários e eles fizeram um desenho da história.

Contei mais ou menos essa versão, mas acrescentei outros vocabulários em inglês.
Trabalhei palavras como family, bear, father, mother, baby, house, beautiful, porridge, bow, cold, hot, chair, bed, big, small...

Meu objetivo era trabalhar vocabulário básico referente a família, e opostos: quente - frio, grande - pequeno.


Para quem optar em contar toda em inglês, aqui está um link com a história inteira escrita de forma bem simples.
http://www.dltk-teach.com/rhymes/goldilocks_story.htm



E aqui uma sugestão de vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=Oaw-d3r_gIc

Os trabalhos que os alunos fizeram nesta aula:





A atividade abaixo é uma opção de material imagético para a contação.
Deixo aqui o modelo que pintei para quem quiser só imprimir colorido, mas abaixo também deixei a versão em branco para quem quiser fazer o seu ou utilizar como atividade em aula com os alunos. Dá para cada um fazer a sua folha ou dividir as imagens e a turma pintar junto.
Fiz este conjunto. Colei na cartolina e coloquei palitinhos de sorvete para segurar.
Fica a sugestão do palitinho, mas se cada aluno for fazer uma folha, serão necessários muitos palitos e talvez, não haja necessidade de colocá-los.
Podemos fazer um envelope para que eles guardem as imagens. Na frente do envelope eles podem desenhar a casinha dos ursinhos ;)




BYE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário