quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Five Green and Speckled Frogs

A música dos sapinhos é ótima para as séries iniciais do ensino fundamental. Trabalha números de um a cinco e exige dos pequenos um pouquinho de atenção para cantar. Abaixo a letra e um link de sugestão de vídeo animado. 

Five Green and Speckled Frogs
Selecionei algumas imagens de referência de materiais imagéticos:

Painéis de feltro, EVA ou papel com velcro ou ímã.

Abaixo há uma ótima ideia que recicla tubos de papelão (pode ser da embalagem de papel toalha, alumínio, plásticos...) para fazer esses módulos. É só colocar a imagem dos sapinhos na ponta e rolar quando eles pulam na água. Ali no cantinho também há um cenário com tubo e caixa de papelão onde os sapinhos são colocados em pregadores, ainda nesse exemplo podemos fazer furinhos no tubo e encaixar os sapos com palitos ou canudos para fixar. 

Aqui uma seleção de imagens para imprimir e fazer materiais (os sapinhos com o link para download em pdf são muito bonitinhos tanto para usar em mural quanto para fazer dedoches como na foto. Para fazer dedoches é só ou colar uma folha em branco atrás unindo pela borda e deixando a abertura embaixo para introduzir o dedo ou fazer um rolinho com papel e colar para encaixar o dedo como no exemplo em EVA que virá lá embaixo):

download pdf aqui



Cenários podem ser montados com bonequinhos, caixas, potes... é relativamente fácil encontrar bonequinhos de plástico ou borracha de sapos em lojas com preços populares. Os sapinhos também podem ser feitos com materiais reciclados ou impressos. 


Luvas pedagógicas:
A imagem da esquerda é bem fácil de ser feita, com uma luva de lã e um pedacinho de EVA você consegue fazer um ótimo material. AQUI  eu mostro como fiz um material semelhante.
 

Esse material é muito simples, baratinho e rápido de ser feito:
Recorte cinco figuras ovaladas num retalho de EVA verde para ser o rosto do sapinho e coloque atrás uma tira de EVA colada em círculo para encaixar o dedo.  Se quiser enfeitar como o da foto é só recortar em outra cor uma gravatinha e/ou coloque lacinhos de fita. Os olhos podem ser desses que se mexem ou feitos com EVA também ou apenas desenhado, como o sapinho da luva ali no canto em cima. Também dá para ser feito com papel cartão. É só usar sua criatividade e o material que você tiver a disposição. 

Algumas atividades:

Esses sapinhos feitos com prato de papel e rolo de papel higiênico são uma gracinha. O primeiro que tem uma língua de sogra é bastante divertido. Eles também podem ser usados como material imagético. 

 

Carimbo de mão e colagem de lantejoulas, glitter, pingos de tinta... atividades que podem ser tanto individuais quanto envolver toda a sala para um mural grupal.

 




Para pintar, recortar e dobrar:
 
 

 

Essa música em geral é um pouquinho difícil para turmas de educação infantil mas tudo depende da sua realidade escolar, se achar adequado para suas turminhas, uma atividade legal para se fazer  com os alunos são máscaras de sapinhos e com eles usando colocar coisas (imagens impressas ou bolinhas de papel ou grãos) que representem moscas e pedir para que eles "cacem" pela sala uma determinada quantidade. Ou dar um pouco de massinha para cada aluno e pedir para que façam mosquinhas em determinada quantidade. 


Para os pequenos ideias com massinha AQUI.

Ao lado uma lembrancinha bem fácil de fazer que eles vão amar.

E você? Já trabalhou essa música em sala? Tem alguma outra ideia? Me conta! ;)


bye!






Nenhum comentário:

Postar um comentário