segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

THE DAY IT RAINED HEARTS

https://www.youtube.com/watch?v=MQVqYO3UkZc


Esse livro conta a história da menininha Cornélia Augusta, que num dia de chuva diferente, uma chuva de corações, pegou vários deles e fez lindos cartões para enviar para seus amigos. Na forma que ela faz seus cartões, adivinhamos quem são, cada um é um animal. Nunca mais choveu corações, mas ela encontrou outras formas de produzir seus cartões... nasciam corações nas árvores.

Contar essa história é um ótimo jeito de introduzir uma aula onde haverá confecções de cartões. Distribuir corações recortados em papel vermelho para que eles façam suas versões de cartões é algo simples que dá certo. Também podemos abordar o tema reciclagem. Ela pegou coisas que a natureza lhe trouxe para produzir seus cartões. Se houver tempo e possibilidade podemos levar os alunos para uma volta na área verde da escola ou no quarteirão ou até uma praça... enfim, um lugar onde eles possam coletar qualquer coisa que a natureza ofereça, como folhas, galhos, flores, terra, pedrinhas... para fazer seus cartões com colagens. Sei que as aulinhas são curtas, se não houver tempo hábil podemos propor uma parceria com a professora de artes. 


A atividade acima tem como proposta que os alunos a preencham com corações (desenhados, carimbados, colados... como for da escolha do professor) fazendo a chuva e completem a pessoa com seus rostos. Há a sugestão de dar um comando para que o aluno coloque o coração. Assim, cada vez que o professor falar HEART é hora de preencher com um coração. Experimente falar outras palavras no meio para ficar mais dificil. Para baixar a atividade clique AQUI. Há outras da mesma história no link (esse site vende atividades mas também tem muita coisa grátis, vale a pena procurar coisas por lá).

Podemos reproduzir os cartões que ela fez para seus amigos. Também podemos desafiá-los a fazer cartões para outros animais.


Para as turmas mais avançadas, do ensino fundamental, é interessante mostrar a eles como se preenche um envelope com o endereço em inglês.

Por fim, a ideia abaixo dá um ótimo mural. 


BYE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário