Essa atividade foi aplicada ano passado na turma do primeiro ano do ensino fundamental, após trabalhar animais domésticos e iniciar o trabalho com animais selvagens. Nessa aula recordei os vocabulários com ajuda de flashcards, fiz algumas perguntas sobre os animais e incentivei que eles respondessem em inglês.
Pratiquei muito 'repeat!' e para não ficar muito chato, os estimulei através de perguntas. Deixei os flashcars de animais domésticos e selvagens misturados e apoiados na lousa e perguntei coisas como: qual destes animais late? (dog) qual destes animais carrega a casinha nas costas? (turttle) qual destes animais tem uma tromba? (elephant) qual destes animais tem um pescoço beeem comprido? (giraffe) qual deles usa o rabo pra se pendurar? (monkey)... Peguei dois, um doméstico e um selvagem e perguntei: Qual deles você pode ter em casa de estimação?... enfim, sempre dando oportunidade para que os alunos pudessem falar o vocabulário em inglês. Se eu perguntar 'qual animal é o dog?' eles vão me responder 'cachorro!' e embora seja a resposta correta, não é a forma mais interessante, já que neste momento a sala toda deve falar junta e eles não estariam praticando a pronúncia do inglês.
Depois entreguei uma folha para cada, e perguntei qual era o animal no desenho e se era doméstico ou selvagem. Nesse momento todos afirmaram que era um cat e que era um domestic animal. Aí eu peguei um desenho com o papel já colado e perguntei: e esse aqui? Nessa hora eles se empolgaram bastante e um dos meninos disse 'ahhhhhh vai virar um lion! olha, não é um cat, a gente vai fazer um lion!'. Daí eu entreguei uma tira de papel crepom para cada um e os instruí a pintar o desenho e depois a colar em volta da carinha do animal.
Fiquei satisfeita. Foi uma aula simples, com materiais de fácil acesso, eles se divertiram e as atividades ficaram bem bonitinhas.
Gostou? tem alguma ideia diferente? me conta.
BYE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário