quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

PLANEJAMENTO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Como proposta para planejamento anual trago este modelo, que usei alguns anos atrás. Dividido por bimestres, cada um contém tópicos para
-conteúdos
-objetivos
-procedimentos metodológicos
-temas transversais
-propostas de avaliação
-bibliografia.





Cada bimestre continha em geral:

-TEMAS TRANSVERSAIS
Respeito, ética e cidadania: vinculado com o estudo do vocabulário proposto (mom, dad, brother, sister), trabalhar a importância da família e do amor entre seus membros, enfatizando a obediência e o respeito devido aos pais ou responsáveis.

Meio-ambiente: Com o tema primavera, promover a valorização do meio-ambiente, principalmente das plantas.

-PROPOSTAS DE AVALIAÇÃO
Avaliação contínua, através das participações orais, atividades propostas, interesse, atenção, capricho e assiduidade.

-BIBLIOGRAFIA
Apostila Expoente 1ºano




Update:

(Recebi várias dúvidas e procurando saná-las coloco mais alguns itens)

Sobre o plano:

Esse é um modelo bastante simples, apenas para nortear quanto ao mínimo exigido. Pode ser facilmente adaptado à diversas realidades acrescentando-se conteúdos nos temas, usando o material adotado pela sua escola como base norteadora ou colocando-se outras fontes bibliográficas. Para educação infantil, delimitem os temas, colocando o vocabulário abordado no conteúdo e coloquem mais detalhes nos procedimentos metodológicos.

Qual a diferença de um plano para séries iniciais do ensino fundamental, como o primeiro ano no caso, e uma turma de educação infantil? 
Na verdade tudo dependerá primeiramente da realidade de sua escola. Importante ressaltar se é o primeiro contato das crianças com o idioma (em qual série a disciplina de inglês é adotada na grade? Por exemplo, no município onde trabalho, o Inglês é incluído na grade curricular à partir do primeiro ano do ensino fundamental), quais os assuntos mais próximos à suas vivências... O mesmo plano pode ser usado em séries diferentes por diferentes professores em diferentes escolas. Por isso a importância de se ter bem delimitado os objetivos e o conteúdo mínimo a ser trabalhado. 

Importante ressaltar que se não há um livro específico, se o material adotado é montado pelo professor através de várias referências ou produção independente, há maior necessidade de registro, é preciso deixar bem claro o que será utilizado durante o ano no plano.



(Complemento do plano, objetivos e encaminhamento metodológico constantes no material adotado.) 

OBJETIVOS GERAIS:

-Perceber a importância do aprendizado do inglês como língua franca
-Despertar interesse e estimular o gosto pela aprendizagem do inglês
-Refletir sobre os costumes e o comportamento das pessoas de outros países, percebendo a função social da língua.
- Familiarizar o aluno com a existência de outras línguas e situá-lo geograficamente, estabelecendo a relação entre seu país e os países em que se fala a língua inglesa. 
-Promover a independência do aluno quanto à aprendizagem para que ele realmente aprenda a aprender e veja o professor como um facilitador no processo ensino-aprendizagem. 
- Estimular o desenvolvimento das inteligências múltiplas em sala de aula, por meio das atividades que explorem as habilidades específicas de cada aluno e ativem habilidades que ainda não foram despertadas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-Proporcionar ao aluno a aquisição de um vocabulário básico, articulado às estruturas essenciais da língua inglesa, a partir de palavras relacionadas à realidade imediata dele.
- Desenvolver a produção oral em língua inglesa por meio de exercícios de compreensão oral, jogos e dramatizações, dando-se atenção especial à pronúncia das palavras.
-Introduzir noções gramaticais elementares.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:

A busca das concepções prévias do aluno é um fator importante e constante para a aprendizagem. As atividades devem criar oportunidades para que ele participe da aula e possa contribuir com ela. O aprendizado da língua é determinado, então pelo uso dela como meio de comunicação em atividades de interesse do aluno.
Há também o elemento fantasia, imprescindível para os alunos na faixa etária do primeiro ano, que faz o elo entre o aprendizado e a motivação, entre o estudo e a diversão. As atividades sugeridas têm como objetivo incentivar e desenvolver a aprendizagem da língua por meio de jogos, músicas, charadas, etc. , respeitando o ritmo de aprendizagem e o conhecimento de mundo que cada aluno apresenta nessa idade escolar, despertando sua curiosidade e sua vontade de interagir com o professor, com os colegas e com o material para aprender a nova língua.

BYE!!!

PLANEJAMENTO

Existem muitos modelos de planejamento, mas em geral ele deve conter:

Planos anuais:

-justificativa (importância da aquisição de uma segunda língua, sob aspectos sociais e de desenvolvimento global para o aluno)
-objetivos gerais (conscientização, descoberta de outros aspectos culturais, interação, criatividade)
-objetivos específicos (associação, desenvolvimento fonético oral e auditivo, promover aquisição de vocabulário e capacidade de interpretação)
-conteúdos (temas)
-metodologia (o que será feito em sala para proporcionar um ambiente favorável a aprendizagem, aulas expositivas, musicas, pintura, conversação...)
-recursos didáticos (material/ equipamentos)
-avaliação
-bibliografia. (colocar o material utilizado para a elaboração do plano, o material utilizado em sala e também textos de referência que embasam as necessidades ou estratégias citadas).

Planos de aula:
-n° da aula
-tema
-conteúdo
-estratégias (procedimentos metodológicos)
-recurso (material/ equipamentos)
-proposta de avaliação
-duração

Não podemos nos esquecer que as propostas de avaliação devem estar bem definidas em cada aula. Avaliar em LEM- Inglês deve contemplar Produção e Compreensão, ambas no modo oral e escrita, respeitando-se claro, a série.

Cada escola pede que o registro seja feito de uma forma, em algumas exige-se apenas o planejamento anual, em outras exige-se também o planejamento individual de cada aula. Não podemos nos esquecer de que caso haja necessidade, temos de anexar planejamentos de aula para alunos de inclusão que necessitem de atividades diferenciadas, tanto em questão de conteúdo, recursos e avaliação.
Dependendo do material adotado, alguns já trazem os planejamentos prontos. Se a escola deixar por sua opção é mais fácil entregar apenas um plano anual ou bimestral, mesmo que se peçam atividades anexadas.

BYE!!!

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

CHAMADINHA: MY NAME IS...

Sugestão de atividade para as primeiras aulas, séries iniciais do ensino fundamental. 
Levei o cartaz com espaços e entreguei uma folhinha para cada aluno. Eles deviam se desenhar, se apresentar para a sala e colar o retrato num dos espaços. 
Nesta aula pedi para que dissessem o nome e a idade. Podemos aproveitar e utilizar para demonstrar novas estruturas, perguntas como, quem é ele? este é.....? No final usar para fazer a chamada colocando os nomes dos que faltaram nos espaços em branco. 



Cantamos esta música:
Nela onde é dito o nome Willy, trocamos pelo nome de cada criança. A sala toda canta a música e aponto para um de cada vez falar a frase 'my name is...'



Bye!!!

MAIS UM ANO LETIVO PELA FRENTE!

Planejar não é apenas colocar uma lista de conteúdos a serem cumpridos, é antes de mais nada estabelecer metas gerais. 

Caderno de registros:
Cada escola pede determinado tipo de controle, algumas pedem apenas o Diário em dia, outras pedem relatórios diversos e algumas pedem caderno detalhado com atividades, anotações...o fato é que manter um registro pessoal ajuda muito no decorrer do ano.  
Nem sempre vamos nos lembrar na hora de uma reunião qual atividade fizemos exatamente em determinado dia, muitas vezes as atividades que precisam ser adaptadas acabam sendo esquecidas...quando estamos aplicando alguma atividade oral com a sala é interessante marcar os pontos na hora, as vezes a turma é grande ou são muitas aulas no dia, não dá pra lembrar depois. Colocar os materiais que a escola fornece nas horas de estudo de modo organizado também é interessante.


Acolhida: estabelecer um ritual para o início das aulas garante segurança aos alunos e reduz tempo disperso. Você já escolheu sua estratégia? pode ser um modo de cumprimentar, uma tarefa, uma música...geralmente perdura o ano todo. 

Materiais:
Conhecer e organizar o material da turminha. Se são livros ou apostilas certifique-se de que estejam identificados já nas primeiras aulas para não haver confusão. A mesma coisa vale para os cadernos. Cada escola tem uma rotina devido à sua realidade, em algumas o material vai e volta com o aluno, em outras fica armazenado na escola. Se ficar na escola a responsabilidade do professor é maior, reserve um tempinho para etiquetá-los ou faça a identificação junto com os alunos, dependendo da série e sua independência. Acordos pedagógicos sobre o uso do material devem ser estabelecidos com a turma no primeiro uso.
Sala de aula:
Se a escola possui uma sala ambiente para a matéria é interessante investir em decoração para a sala. Tudo depende da série da turma, mas de modo geral, podemos usar bandeiras, flashcards, alfabeto, mapas...uma sala com bastante conteúdo visual ajuda muito no aprendizado. Deixar materiais lúdicos ao alcance também é interessante. Aproveite o espaço. Se sua escola não possui, você pode tentar encontrar um espacinho nas salas para colocar algo da matéria e sempre trocar.

Primeira aula
A primeira aula é um momento para professor e aluno interagirem e criarem possibilidades. Começamos buscando uma noção do nível da turma e despertando interesse. Músicas e jogos são uma boa pedida.



Mural realizado com atividade de turma do segundo ano do ensino fundamental para as primeiras semanas de aula. (Saudações)



BYE!!!

domingo, 4 de janeiro de 2015

HELLO!!! BYE!!!

O objetivo desta atividade é que os alunos reconheçam as situações e cumprimentos. Primeiro conversamos sobre cada desenho, sobre o que está acontecendo ali, qual a situação. Depois que eles conseguirem chegar a conclusão de qual figura é uma chegada e qual é partida, perguntamos quais os cumprimentos que devem ser usados. 
Ler qual cumprimento está destacado em cada proposta e orientar para que destaquem (pintem) a cena pedida.


 

BYE!!!