quinta-feira, 12 de março de 2015

PRETEND PLAY

A atividade de brincar é típica e essencial para a criança e seu desenvolvimento. Aplicar ludicidade no ensino é uma forma de atingir sem restrições o público infantil. Quando a criança brinca ressignifica os objetos e internaliza valores culturais enquanto socializa.
O faz de conta na aula de inglês proporciona uma vivência única com um ótimo retorno de internalização. Faz parte do ensino afetivo, conectando emoções, interesses e vivências.

Nesse sentido, vale ressaltar que a própria criança colocará suas necessidades e interesses procurando pelos assuntos ou detalhes que lhe são característicos e subjetivos.   
Deixar ao alcance da criança ou propor material com o intuito reproduzir ou construir histórias com personagens ou objetos cujo tema remeta ao vocabulário estudado rende ótimos resultados.
Podemos propor brincadeiras coletivas, sempre repetindo as palavras e passando estruturas para que sejam reproduzidas. Esse pequeno teatro de perguntar ou responder algo passa a ter significação e é absorvido mais facilmente.
Essa abordagem é perfeita para educação infantil e séries iniciais. Exemplos de faz de conta que podemos aplicar em sala:

Brincar de hospitalzinho, abordando partes do corpo, sensações e moléstias.


Jardim ou horta. Pode ser feito algo artificial ou encaminhá-los até um local onde possam de fato plantar algo. 


Lavanderia. Com algumas caixas de papelão e roupas que a própria criança pode levar de casa o vocabulário referente  pode ser muito bem explorado.


Dar banho no bebê. Nesse caso, partes do corpo e produtos de higiene são facilmente assimilados. Só reunir alguns bonecos e frascos vazios.


Veterinário. Animais  e partes do corpo são facilmente trabalhados com esse tema. Alguns bichos de pelúcia e materiais improvisados dão conta dessa fantasia.


Simular ambientes em que haja troca como mercados ou lojas é bastante dinâmico. Trabalhar comida também é muito divertido em brincadeiras como reuniões de chá, lanchonete, padaria, feira... com alimentos de verdade ou representações. 

São atividades que dão um pouco de trabalho e necessitam de muita supervisão afinal precisamos trabalhar a língua estrangeira. Portanto turmas numerosas podem se perder nesse tipo de aula.

 BYE!!!

Um comentário: