domingo, 20 de abril de 2014

LEMBRANCINHA DIA DAS MÃES

ÍMÃ DE GELADEIRA - PORTA RECADOS

porta recado ímã

Essa é uma atividade trabalhosa mas que tem um resultado bem legal. Acredito que as datas comemorativas podem ser bem aproveitadas e utilizadas como tema para desenvolvermos atividades. Com a proposta em mãos e supervisão, os alunos conseguem realizar pequenos trabalhos cheios de significado emocional.
Como eu disse, é uma atividade trabalhosa, pois temos que preparar o material. Cortar a cartolina em pedaços para distribuir aos alunos (acho que também dá certo se usarmos uma folha de sulfite, é que eu quis algo mais resistente) e colar o ímã no pregador (a cola branca demora muito a secar e não segura muito bem, eu preferi levar colado pois usei cola quente. Cola para madeira ou cola instantânea também funcionam, mas em todo caso, necessitam de supervisão e podem gerar muitos acidentes, preferi evitar o uso dos alunos).

porta recado ímã

porta recado ímã

porta recado ímã

porta recado ímã

Cada aluno tem de riscar suas mãos no papel e recortar, elas serão as asas da borboleta, então terão de enfeitar, deixá-la bem colorida. O corpinho também tem de ser enfeitado. Na lousa eu desenho um corpinho e vou colocando as partes do rosto, olho, narizinho, boca e falando em inglês. No final ajudo a colarem (com cola branca mesmo) as mãos e o corpinho. Depois de ver o primeiro, eles mesmos vão colando e se ajudando uns aos outros para que todas as borboletas fiquem certinhas. Alguns precisam de mais ajuda, temos de estar atentas para que tudo saia bem e no tempo certo. No fim, as borboletas tem de ficar secando. A professora da sala ajudou muito, pois foi ela quem ajeitou o restinho da bagunça e lembrou cada um de guardar a sua borboleta que estava secando na mochila. Só tenho a agradecer. Pedir ajuda e dicas de como elas lidam com a turma é essencial, assim nós professores de área não ficamos perdidos nem perdemos tempo e nos adequamos ao ritmo da classe.  
Quando já estavam terminando dei estrelinhas de lantejoula para colarem no corpinho da borboleta. Você pode usar outros materiais, como glitter ou cola colorida.
Fiz essa atividade ano passado. A turma em que a realizei foi um primeiro ano do ensino fundamental, e a aula tem duração de cinquenta minutos. Levei o texto impresso, pois não daria tempo para que copiassem. Se a sua aula for mais longa, ou a sua turma mais avançada, aproveite para que cada um copie a mensagem.  

THIS ISN’T JUST A BUTTERFLY
I MADE IT WITH MY HAND, A
PART OF ME.
IT COMES WITH LOTS OF LOVE
SPECIALLY  TO SAY
I HOPE YOU HAVE A
HAPPY MOTHER’S DAY!

Durante a aula abordei em inglês cores, números (contei os dedos da mão, perguntei quantas asas a borboleta tem...) e partes do corpo ( mãos e partes do rosto), as palavras borboleta e asa,  treinamos para que cada um dissesse para sua mãe happy mother's day e I love you quando entregasse. Cada um colocou o papelzinho com a mensagem preso no pregador. No verso coloquei a tradução da mensagem.


Gostou? comenta. Tem alguma atividade interessante? me conta.

BYE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário