quinta-feira, 29 de maio de 2014

MÚSICA "BINGO" COM CHOCALHO

Fazer chocalhos com garrafa pet é super fácil e barato. Esse material pode ser explorado de diversas formas, inclusive na aula de inglês.

atividades de inglês infantil
Você pode usar feijões, soja,  pedrinhas, miçangas, enfim, qualquer material pequeno o suficiente pra ser colocado pelo bocal em pequena quantidade e fazer bastante barulho quando a garrafa é agitada.
Na hora de enfeitar vale usar o que a imaginação permitir, dá pra utilizar fitas adesivas coloridas, E.V.A., papel colorido, cola glitter, tinta...
No caso dos grãos ou outro material rústico, é possível tingir com corante ou guache, colocando em recipientes e deixando secar antes de colocar dentro da garrafa.

Para essa aula eu sugiro trabalhar a música inicialmente com as palmas, se os alunos já a conhecerem melhor, claro, tudo dependerá da turma em que a atividade está sendo aplicada.
Geralmente trabalho pelo menos uma vez a música na aula anterior. Mesmo que os alunos não consigam acompanhá-la toda, já tem uma ideia da dinâmica musical. Como já citei, inicio a aula, cantando a música com os alunos e batendo palmas. Depois eu distribuo os papeizinhos, peço para que escrevam o nome e que pintem da maneira que quiserem. Nas aulas anteriores peço que eles tragam garrafinhas plásticas pequenas. Pode ser de refrigerante de qualquer marca, entre 150 a 350 ml. Garrafas de água também servem, se a criança não conseguir uma de refrigerante. Cada um deve trazer a sua, já sem o rótulo e limpa, mas com tampa (peça oralmente para eles ou através de um bilhetinho no caderno). Enquanto eles pintam vou distribuindo a garrafa de cada um, em seguida, um punhadinho de feijão no cantinho da mesa. Oriento para que eles abram a garrafa e coloquem o feijão lá dentro e fechem, depois colem o papel em volta da garrafa.

bingo, music, atividades de inglês com musica
Eu fiz essa imagem, mas você pode usar qualquer outra, ou pedir que eles mesmos façam cada um o seu desenho.
bingo

Agora que o chocalho está pronto, mostro para eles que vamos usá-lo para cantar a música. No lugar de cada palma, uma chacoalhada! Eu levo um pronto, igual o deles, e dou o exemplo com a primeira estrofe. Se todos entendem, bem, então nós cantamos bastante a música e eles se divertem.

esse é o meu, que eu já levo pronto.

music, teacher, atividades de inglês

Na imagem está a primeira estrofe, em cada uma substituímos uma letra por um som
There was a farmer who had a dog
And Bingo was his name-o
(clap), I, N, G, O (3x)
And Bingo was his name-o

substituindo todas as letras até que a última estrofe fica assim:
There was a farmer who had a dog
And Bingo was his name-o
(clap, clap, clap, clap, clap) (3x)
And Bingo was his name-o

Você pode guardar as garrafinhas numa caixa na sala para usar mais vezes com a turma e explorar outras possibilidades, usando com outras músicas, ou deixar que eles levem para casa, depende  da empolgação deles e do "combinado" que vocês fizerem.

No youtube há muitos vídeos com versões bem interessantes dessa música, em outro post pretendo mostrar algumas variações de aula.

BYE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário