sábado, 14 de junho de 2014

INCENTIVOS PEDAGÓGICOS

Os incentivos pedagógicos são muito úteis, inclusive nas aulas de inglês. Ao lidarmos com aprendizagem temos de ter sensibilidade para aproximar o conteúdo do aluno e, com crianças, nossa responsabilidade enquanto educadores  é ainda maior pois sua auto-estima está sendo construída. Com pequenos gestos podemos melhorar o ambiente e fazer com que eles se interessem mais pela matéria. 
No fim das aulas passo vistando os cadernos ou atividades, à mão, com caneta mesmo. Às vezes levo algum carimbo diferente, e digo que só vou carimbar de quem terminar ou fizer bem caprichado. Só isso já é motivo pra que eles se esforcem um pouco mais.
carimbos inglês
Meus alunos gostam destes por causa dos desenhos. Nas fotos eles ainda estavam na caixa, novos, mas agora já estão bem manchados, de tanto usar.  Dependendo do que eu desejo, faço combinados em troca das carimbadas. Parece algo bobo, mas na maioria das salas funciona. 
Também uso carimbos com palavras como bom, ótimo, adorei...claro, quando algum aluno não faz ou não termina a lição, eu escrevo 'atividade não concluída', mas o foco aqui é incentivar, ressaltar os aspectos positivos do aluno. Não vou dizer o quê deve ou não ser feito, estas são apenas algumas sugestões que você pode adaptar à sua realidade. Meus alunos adoram os carimbos, mas isso pode não dar certo com os seus. Temos que tentar encontrar algo que os faça sentir especiais e isso não está ligado ao material e sim à carga emocional do gesto ou objeto. Uma vez ao me despedir de uma aluna, sem querer, deixei uma marca de batom em sua bochecha, então aluno ao lado correu e pediu uma marca igual. Naquela sala isso se tornou um grande prêmio. 
prêmios, motivação

Também não estou dizendo para você gastar dinheiro "comprando" seus alunos, nem para perder horas fazendo coisas complicadíssimas, até porque existem alternativas para isso. Verifique se sua escola disponibiliza algum material como E.V.A., ou cópias. Com pouco tempo você consegue fazer ponteiras de lápis que são um bom prêmio, também é possível imprimir algumas atividades de pintura, mini livros, marcadores...na lista de prêmios baratinhos estão alguns doces como pirulito, balas mastigáveis (algumas escolas não permitem a distribuição de doces então é bom conferir antes), colantes (existem cartelas bem grandes de adesivos, dê um para cada aluno, ou compre folha adesiva e imprima figuras), medalhas de plástico, bexigas, enfeites de cabelo... 
Quando um aluno melhora, ou consegue realizar algo que tenha muita dificuldade, um simples elogio perto dos coleguinhas é o bastante para que ele espere pelas aulas e comece a ter algum interesse. O sentimento de capacidade muda a postura e a receptividade da criança.

incentivos pedagógicos inglês
incentivos pedagógicos inglês
Existem muitos modelos de ponteiras, eu fiz essas para uma sala, pela simplicidade.
incentivos pedagógicos
Tabelas como esta ajudam a melhorar o ambiente caso haja algum problema recorrente geral de indisciplina ou a sala esteja muito desinteressada. A foto é minha, mas o cartaz não. A professora que estava utilizando esse recurso explicou que havia feito previamente um combinado com a classe e que o foco não é em momento algum constranger os alunos ou punir os indisciplinados.  Durante as aulas os nomes vão sendo anotados no canto do quadro conforme vão se cumprindo as propostas e depois é ressaltado os aspectos positivos dos alunos que ganham as estrelinhas. Não é necessário usar estrelinhas, se preferir, utilize pontos. Nas aulas de inglês, podemos utilizar como um desafio para os alunos. Ao longo da aula, proponha atividades ou tarefas e vá anotando a pontuação. Isso pode ser feito numa aula, num período específico de aulas, ou num bimestre.  No final prepare uma surpresa ou combine antes um prêmio para aqueles que ganharem. Aos poucos, os alunos vão participando mais, pois entendem que a atenção está voltada para o que ele faz de bom.  
Geralmente quando faço combinados assim, dou prêmios como kit de lápis com ponteira, mini livrinho e algum brinquedinho feito com material reciclado. 
Aqui embaixo deixo algumas imagens que adaptei para usar com meus alunos, eu imprimo no esquema sequencial, completando uma folha e recorto.  


motivação, teacher, colantes

motivação, teacher, colantes

motivação, teacher, colantes

motivação, teacher, colantes

motivação, teacher, colantes
Gostou? utiliza outras estratégias? quais? me conta!

BYE!

4 comentários: