segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

LOVE MONSTER

Essa é uma história muito simples mas também muito bonitinha de um monstro que se sente triste por ser não fofinho como as pessoas gostam. No final ele encontra seu amor. A história envolve respeito, aceitação e afeto. Vou deixar dois links com vídeos, um é uma versão em slide do livro e outro é uma pessoa fazendo a leitura:



Tem várias atividades legais nesse kit, para baixar clique AQUI.


Tem o joguinho com dados abaixo AQUI


Para quem estiver trabalhando números e optar por uma atividade diferente, há esse joguinho. Minhas sugestões são o improviso de marcadores com grãos, pedacinhos de resto de EVA, bolotinhas de papel, pedrinhas... para o dado você pode fazer com caixa de leite ou comprar uns pequenos (casas de festas geralmente vendem saquinhos com vários) e colocar dentro de algum potinho transparente para não perder (dá para improvisar com o fundo de garrafinhas pet) porque se um dadinho desse fica solto numa sala numerosa é a maior confusão hahaha.

tutorial de dado de caixa de leite
 

Aqui tem o desenho do monstrinho para ser preenchido. Pode ser com desenho, com colagem e materiais diversos... isso vai depender do tempo e do material que o professor dispõe em sala. Também é legal deixar que cada aluno faça sua versão do monstro e depois mostre e descreva para a sala. 

baixe em pdf
Abaixo, atividades bastante populares no pinterest sobre o livro. O saquinho de pão com papel dá um ótimo recurso imagético para contar a história e também pode ser uma atividade divertida. Colar papel é sempre um sucesso na maioria das turmas da educação infantil. Para os alunos fazerem cada um o seu, o saco pode ser dos pequenos, em casas de embalagens e festas é muito fácil encontrar, vem em grande quantidade e tem muitas opções de tamanho. Também tem a versão com pratinho de papel, se colocarmos um elastiquinho vai ser uma ótima máscara. 


 

E por fim, para o ensino fundamental, temos as caixas monstrinhos. Para essa atividade o ideal é pedir algumas aulas antes que os alunos tragam uma caixinha (de sapato ou até mesmo de leite) para encapar e enfeitar fazendo a carinha do monstro. É ótimo para quem vai fazer atividades de troca de cartões ou outra lembrancinha já que os alunos guardam dentro da caixa. Essa atividade exige um pouquinho mais de tempo, em média duas aulas (contação, confecção das caixas, confecção de cartões ou outras lembranças...) e espaço em sala para guardar as caixas. É preciso se planejar bastante, pensar na sua realidade escolar para adaptar um modo de aplicar que seja prático.
Gostou da ideia mas prefere algo mais prático que ocupe menos tempo e espaço? Uma variação que também fica bem legal e serve para guardar os cartões são envelopes. Pode ser um envelope simples feito com sulfite que os alunos desenhem e pintem. 
Fica uma gracinha pendurar num varalzinho e deixar alguns dias para que as crianças coloquem cartões e mensagens para os colegas. 


Tem mais alguma sugestão de atividade para essa história? Me conta!

BYE!


2 comentários: