domingo, 11 de março de 2018

GREEN SHAMROCKS

Esse livro conta a história de um coelho que encontrou um pote e plantou trevos nele planejando fazer um colar para usar no desfile do dia de São Patrício. O pote some mas no final dá tudo certo. 
A sugestão que trago é para ser usada na educação infantil. Num primeiro momento a proposta pode parecer pouco funcional já que idealmente nossos alunos precisariam saber sobre a data (quem é St. Patrick, qual o motivo da comemoração e qual o significado dos símbolos) para ter total entendimento da história, porém esse contexto cultural deve ser construído. Para crianças muito pequenas a explicação de que o símbolo do St. Patrick's day é o trevo e  por isso nesse dia as pessoas usam algo verde para vestir e se enfeitar já basta. Esse livro é curto, além de nos dar a oportunidade de inserir ainda que superficialmente a data, tem como personagem um coelho, ou seja, já adianta um vocabulário da Páscoa que está se aproximando e nos fixa na cor verde. Portanto as palavras Rabbit e Green são o foco dessa aula.  Encontrei o livro disponível nesse vídeo AQUI. Podemos usar o livro, ou o vídeo ou simplesmente contar em sala, os apoios imagéticos são da escolha de cada professor. Os professores que optarem por usar o vídeo na classe podem se beneficiar da narração, já que os alunos vão ouvir muito mais inglês sem se cansar, principalmente se pausarem página a página deixando que eles digam o que aconteceu ou forem falando e reforçando o vocabulário. A adaptação da historia utilizando a língua mãe, no nosso caso português, intercalada pontualmente com a língua estrangeira, é uma ótima estratégia para fixar vocabulário com crianças que tem um acesso muito restrito ao inglês ou que estão começando a ter contato com a língua e pode ser aplicada em todas as modalidades de apresentação (vídeo, leitura, contação). Nesse caso a versão destacando Rabbit e green (dependendo da turma a palavra shamrock é interessante de ser utilizada também) ficaria mais ou menos assim:
"Rabbit marcou no seu calendário o último dia de fevereiro, amanhã já será março e nesse mês logo irá chegar o St. Patrick's day! Rabbit tinha um pacote de sementes de trevo (ou shamrocks)" ...

As atividades depois da história vão reforçar a cor verde usando o trevo, símbolo da data, como suporte. Para isso os alunos podem pintar com giz ou guache, ou colar papel, ou aplicar massinha para preencher desenhos... 
 


uma tampinha no lugar do marshmallow daria super certo:


 


Uma atividade bem legal é deixar que façam seus próprios colares, usando trevos de papel e pedacinhos de canudo verde (na foto é macarrão, a não ser que seja daquelas massas coloridas, não daria tempo de pintar e secar para fazer) passados por um barbante.



Bye!



Um comentário:

  1. Eu comecei agora a trabalhar com inglês e estou gostando muito das atividades.

    ResponderExcluir