sábado, 10 de março de 2018

LEPRECHAUNS!

Um bom modo de trabalhar datas comemorativas de forma atrativa é explorar os símbolos como tema para desenvolver atividades. As sugestões que trago nesse post são vinculadas ao St. Patrick's Day, para as séries iniciais do E.F. e utilizam livros que tratam sobre a figura do Leprechaun, se você não tiver acesso à eles não se preocupe, ambos podem ser encontrados através de vídeos no youtube, deixarei links (você pode baixar o vídeo do livro escolhido para utilizar na aula, neste post AQUI ensino como fazer isso facilmente). 


O livro "The story of the Leprechaum" mostra o que é um Leprechaun, quem ele é, como consegue um tesouro e o esconde. Podemos utilizar essa história de várias formas como sugerido no post "leitura e contação"

O livro pode ser encontrado neste vídeo AQUI

Como atividade solicite que eles pensem e respondam quais pedidos fariam ou também, se o Leprechaun pedisse a eles para ajudá-lo a esconder seu ouro, onde esconderiam?


 

O livro "How to catch a Leprechaun" tem a história bastante vinculada às ilustrações, portanto é preciso utilizá-lo para a leitura, ou no caso, passar o vídeo (AQUI) para os alunos. Esse é interessante para as turmas que já tem um conhecimento prévio e sabem o que é um Leprechaun. Sobre o vídeo, cada professor pode fazer da forma que achar mais proveitosa para o perfil da classe, seja tirando o som e lendo, intercalando com a tradução ou utilizando o áudio (ressalto inclusive que é importante utilizar áudios em sala, principalmente de nativos falantes da língua inglesa, desse modo deixamos de ser a única referência linguística dos alunos e enriquecemos a fluência e o listening). 

O livro mostra o Leprechaun aprontando pela casa e fugindo com sucesso das armadilhas das crianças, talvez algum dia alguma criança construa uma armadilha que o consiga capturar. É esse o mote para as atividades, construir uma armadilha. Essa armadilha pode ser elaborada por cada aluno através de um desenho. Depois pergunte aos alunos, se eles conseguissem capturar o Leprechaun, quais os pedidos que eles fariam. As respostas podem ser registradas através de desenhos ou palavras, de forma individual ou mural coletivo, a depender do tempo de aula disponível. 

 
Se você souber onde encontrar estes livros para baixar em outros formatos, PDF por exemplo, deixe o link dos arquivos nos comentários, por favor.

Bye!

Nenhum comentário:

Postar um comentário