domingo, 18 de março de 2018

Quando monstrinhos vão à escola!

Estabelecer e reforçar regras em sala é um trabalho cotidiano e quando abordado de forma interessante os alunos tendem a responder melhor às expectativas. As duas propostas abaixo permitem falar sobre comportamento utilizando o tema monstros, que faz sucesso com a criançada principalmente quando exploramos o visual com formas e cores chamativas.

The day a monster came to school
Através da historinha de um monstro que vai a escola e incomoda a todos com seu mau comportamento temos a oportunidade de discutir, estabelecer e reforçar acordos pedagógicos com a sala.   
 
Esse é um plano de aula muito interessante para o início do ano ou quando a sala apresentar comportamento inadequado. O material é bastante completo, com a historia, apoios imagéticos e atividades. Vocês encontram o material para baixar AQUI.

Five little monsters went to school 
Ainda sobre monstrinhos e expectativas de comportamento temos esta outra historinha, onde cinco monstrinhos vão à escola e têm um comportamento exemplar. AQUI tem um vídeo do youtube com as imagens e a narração, no entanto se preferir, você mesmo pode falar e usar os apoios imagéticos que forem mais convenientes.

Em ambas as propostas podemos depois abordar partes do corpo e cores.
Outra prática que pode ser explorada é levar o monstrinho para visitar a sua sala (ou os monstrinhos, depende da proposta que você escolher). Ele pode acompanhar a sala como apoio pedagógico durante um tempo, inclusive valem aqueles acordos por exemplo, de quem tiver um determinado comportamento positivo poder ficar com  o monstrinho na mesa, pegar, guardar... enfim, ele pode até vir a ser o mascote da turma e o melhor é que é muito fácil fazer esse brinquedo, veja alguns exemplos:
Com feltro, podem ser fantoches ou bonequinhos, também é possível fazer com  retalhos de tecido ou e.v.a e obter um resultado similar.
 
Esses aqui abaixo com retalhos de tecido parecem bem fofos e também servem de inspiração para reaproveitarmos um travesseiro ou almofada velha, é só caprichar na carinha... se você não se dá muito bem com costura é só usar cola quente, cola instantânea ou cola de contato. 
Tem alguma meia sem par por aí? olha que fácil e bacana esses... mas se você realmente não tem tempo ou não gosta muito de se aventurar no artesanato, esses potes com rostinho são uma boa ideia, é só apostar numa embalagem colorida e muitos olhos.






Tem mais alguma sugestão para essas histórias? Deixe sua ideia nos comentários ;) 

BYE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário