Nas
aulas de inglês aplicamos este recurso utilizando eixos temáticos e vocabulário
básico. Além das cores e números, que sempre estarão vinculados as atividades, abordamos qualquer vocabulário como por
exemplo animais, alimentos...através da reprodução do modelo. Claro, a
atividade embora importante para o desenvolvimento, está em segundo plano. Não
devemos nos esquecer de contemplar a língua estrangeira no decorrer das aulas.
A oralidade é o destaque, no caso o ‘imput’, o conteúdo que o aluno receberá,
portanto temos que falar bastante com eles.
Ao
comandar os movimentos básicos para modelar, ao fazer as tirinhas diga “back
and forth” (para trás e para frente) e ao fazer as bolinhas “roll and roll...”
(enrola ...)
Alguns
exemplos de atividades que podemos aplicar em sala.
*está claro que as fotos do post são simulações para ilustrar os exemplos.
Trabalhar vocabulário, através da reprodução de modelo, neste caso, abordando o tema frutas. Utilizamos também cores e números. Com os alunos maiorzinhos, se quisermos trabalhar números com mais ênfase, podemos pedir por exemplo duas laranjas ou cinco maçãs...
Quando trabalhamos uma cor específica podemos pedir para que façam coisas com aquela cor. Por exemplo, usar a massinha amarela e dizer para as crianças pensarem em coisas yellow, 'vamos fazer coisas yellow!' aí elas podem fazer o que desejarem como o sol, bananas...ou apenas frutas, bananas, melão, abacaxi, pêssego, maracujá...depende do objetivo, se é trabalhar apenas a cor, ou contemplar outros vocabulários.
*está claro que as fotos do post são simulações para ilustrar os exemplos.
Trabalhar vocabulário, através da reprodução de modelo, neste caso, abordando o tema frutas. Utilizamos também cores e números. Com os alunos maiorzinhos, se quisermos trabalhar números com mais ênfase, podemos pedir por exemplo duas laranjas ou cinco maçãs...
Quando trabalhamos uma cor específica podemos pedir para que façam coisas com aquela cor. Por exemplo, usar a massinha amarela e dizer para as crianças pensarem em coisas yellow, 'vamos fazer coisas yellow!' aí elas podem fazer o que desejarem como o sol, bananas...ou apenas frutas, bananas, melão, abacaxi, pêssego, maracujá...depende do objetivo, se é trabalhar apenas a cor, ou contemplar outros vocabulários.
Utilizar
a técnica de cobrir pontilhados, letras ou formas. Com os alunos menorzinhos formas e desenhos simples funcionam melhor.
Com as crianças que estão tendo contato com o alfabeto podemos pedir que façam letras.
Ao lidar com números, peça para que façam determinado numero de bolinhas, ou coloque um copinho à frente da criança e peça que coloque ou tire a quantidade que você desejar. Se houver mais de uma cor, peça quantidades diferentes, por exemplo, duas azuis e três vermelhas.
É
importante lembrar que, quanto menores forem as crianças, mais elas levam
objetos à boca. Então para turmas de maternal ou jardim, há também a opção de levarmos massinha comestível caseira.
Também podemos aproveitar e fazer com os maiorzinhos a massinha em sala, junto com eles, dá super certo!é um ótimo jeito de ensinar cores e também o vocabulário relacionado aos ingredientes que vamos utilizar.
Também podemos aproveitar e fazer com os maiorzinhos a massinha em sala, junto com eles, dá super certo!é um ótimo jeito de ensinar cores e também o vocabulário relacionado aos ingredientes que vamos utilizar.
Receita
4
xícaras de farinha de trigo
1 xícara
de sal
1 e
1/2 xícara de água
1
colher de chá de óleo
Modo
de Fazer
Numa
tigela grande, misture todos os ingredientes e amasse bem até ficar boa para
modelar. Para colorir pingue algumas
gotinhas de corante para alimento.
Guarde
em saco plástico ou recipiente bem tampado.
Essa é apenas uma das muitas receitas
que existem. Cuidado com aquelas que levam açúcar.
Tem mais alguma sugestão? me conta!
BYE!
BYE!
Muito obrigada pelas dicas....adorei
ResponderExcluir