Embora esta seja uma data tipicamente brasileira, alguns professores de inglês do Ensino Fundamental a incluem em seu planejamento, ou como ocorre em alguns casos no ensino para maternal ou primeiras fases, é necessário adaptar o tema que o professor da sala está trabalhando no momento (claro, seguindo uma orientação básica anual de conteúdo, como cores e números).*É importante ressaltar que abordo aqui a situação de modo geral, pois as realidades variam muito por inúmeros fatores, como série, estado, se a rede é pública ou particular. Na sua escola você pode ter o seu planejamento, ele pode ser bimestral e não anual, enfim, não coloco isso como regra, apenas como exemplo.
De todo modo, as crianças acabam nos perguntando como se diz determinada palavra em inglês referente ao vocabulário junino. Nesse caso, se houver curiosidade acho interessante trabalhar nas primeiras séries do ensino fundamental o vocabulário e vincular algum conteúdo básico numa atividade.
Faça um jogo! Você pode escrever as palavras do vocabulário em pedaços de papel (você terá que escrever em português também). Divida a sala em dois grupos. Cada grupo escolhe uma pessoa para ir até o quadro e desenhar o que está escrito no papel. O grupo que adivinhar primeiro e falar a palavra em inglês ganha. Vá marcando os pontos no quadro.
Já nas primeiras fases sugiro atividades mais lúdicas (embora não haja nenhum empecilho se você, professor do fundamental, desejar aplicar alguma dessas brincadeiras em sala, apenas tome cuidado para que a atividade tenha um objetivo que acrescente no aprendizado da matéria).
Use as bandeirinhas para trabalhar cores. Leve bandeirinhas recortadas e deixe ao alcance deles. Peça para que peguem, por exemplo, yellow flags!, peça que levem as red flags para algum canto específico da sala. Você pode também levar cartolinas ou pedaços de papel craft e pedir que eles as separem por cor, colando cada uma onde for indicado. Não se esqueça de trabalhar sempre a oralidade durante essas atividades. Fale sempre em inglês e repita bastante o conteúdo. Vale lembrar que os comandos usuais, direções, enfim, continuam sempre em inglês.
Também podemos utilizar jogos típicos da festa em sala, pois trabalham bastante a coordenação motora, mas nesse caso, devemos ficar atentas a trabalhar os comandos em inglês.
Esse jogo da foto retirei desse site, tem explicação de como fazer:
http://www.painelcriativo.com.br/2008/09/15/jogo-da-pescaria-de-eva/
Combine com os alunos que quem pescar um peixinho ganha um ponto, mas quem pescar o peixinho e falar a cor dele em inglês ganha dois pontos. Vá anotando no quadro.
O jogo de argolas retirei desse site, também tem explicação, é super fácil de fazer:
http://www.pragentemiuda.org/2013/07/como-fazer-um-jogo-de-argola-com.html
O jogo da boca do palhaço da imagem é desse blog
http://abracadabrafantoches.blogspot.com.br/
é um produto para venda (não estou fazendo propaganda, não ganho nada com este post, na verdade não tenho nenhum lucro financeiro com este blog), mas você pode se inspirar nesse modelo e em outros produtos e confeccionar algo parecido.
Você pode também improvisar com caixas de papelão e papel, utilizar produtos reciclados, enfim, fazer algo que divirta a criançada gastando muito pouco.
Podemos colocar mais regras na brincadeira, por exemplo, vamos contar as tentativas em inglês, ou para cada bolinha que a criança acertar tem que falar uma palavra em inglês para pontuar (contemple um vocabulário que eles já estejam trabalhando há algumas aulas, se os alunos estiverem muito inseguros isso não dará certo).
Este aqui não é o modelo mais bonito que encontrei pesquisando imagens, mas é bem real, é algo barato e rápido de fazer.
E você? como trabalha essa data na sua escola? tem alguma ideia diferente? me conta!
BYE!
Esse jogo da foto retirei desse site, tem explicação de como fazer:
http://www.painelcriativo.com.br/2008/09/15/jogo-da-pescaria-de-eva/
Combine com os alunos que quem pescar um peixinho ganha um ponto, mas quem pescar o peixinho e falar a cor dele em inglês ganha dois pontos. Vá anotando no quadro.
O jogo de argolas retirei desse site, também tem explicação, é super fácil de fazer:
http://www.pragentemiuda.org/2013/07/como-fazer-um-jogo-de-argola-com.html
O jogo da boca do palhaço da imagem é desse blog
http://abracadabrafantoches.blogspot.com.br/
é um produto para venda (não estou fazendo propaganda, não ganho nada com este post, na verdade não tenho nenhum lucro financeiro com este blog), mas você pode se inspirar nesse modelo e em outros produtos e confeccionar algo parecido.
Você pode também improvisar com caixas de papelão e papel, utilizar produtos reciclados, enfim, fazer algo que divirta a criançada gastando muito pouco.
Podemos colocar mais regras na brincadeira, por exemplo, vamos contar as tentativas em inglês, ou para cada bolinha que a criança acertar tem que falar uma palavra em inglês para pontuar (contemple um vocabulário que eles já estejam trabalhando há algumas aulas, se os alunos estiverem muito inseguros isso não dará certo).
Este aqui não é o modelo mais bonito que encontrei pesquisando imagens, mas é bem real, é algo barato e rápido de fazer.
E você? como trabalha essa data na sua escola? tem alguma ideia diferente? me conta!
BYE!
Simplesmente estou amando seu blog. Tem me ajudando muito, já que recentemente me tornei uma teacherzinha, rsrs. Muito obrigada!!!!
ResponderExcluirSeu blog é demais! Não consigo mais montar as aulas sem antes dar uma passada por aqui!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSorry ...put the tail on donkey ....erro de digitação.
Excluir