Essas são algumas brincadeiras utilizadas em sala. São fáceis e podem ser adaptadas ao conteúdo ou às necessidades.
MIMIC:
Podemos usar essa estratégia de diversas formas. Nós podemos fazer uma mímica para a sala adivinhar, podemos colocá-los em grupos onde um de cada sorteia o vocabulário e faz a mímica para o outro grupo, ou em duplas. Também dá pra pra colar com fita adesiva um papel nas costas de cada aluno com uma palavra e, em duplas, um ter que fazer a mímica para o outro saber o que está escrito. Com pedaços de tecido podemos fazer pequenos saquinhos ou embrulhos e colocar objetos ou formas recortadas em papelão e, ao invés de sortear a palavra, o aluno terá que sentir o que é. Para os maiorzinhos podemos pedir que não digam apenas a palavra mas uma frase "you are miming an airplane" ou que formem alguma frase que desejarem com a palavra.
Podemos usar essa estratégia de diversas formas. Nós podemos fazer uma mímica para a sala adivinhar, podemos colocá-los em grupos onde um de cada sorteia o vocabulário e faz a mímica para o outro grupo, ou em duplas. Também dá pra pra colar com fita adesiva um papel nas costas de cada aluno com uma palavra e, em duplas, um ter que fazer a mímica para o outro saber o que está escrito. Com pedaços de tecido podemos fazer pequenos saquinhos ou embrulhos e colocar objetos ou formas recortadas em papelão e, ao invés de sortear a palavra, o aluno terá que sentir o que é. Para os maiorzinhos podemos pedir que não digam apenas a palavra mas uma frase "you are miming an airplane" ou que formem alguma frase que desejarem com a palavra.
CATCH AND SAY
Cole flashcards na lousa ou na parede, não muito alto. O aluno tem que jogar uma bolinha de papel amassado e acertar um dos flashcards, e então dizer o nome da figura em inglês. Dependendo do nível da turma podemos acrescentar conteúdos, por exemplo, pedir que formem uma frase, que digam se gostam ou não...
SILENCE GAME:
O jogo do silêncio é ótimo quando a sala está agitada ou a aula está acabando. Diga alto: silence game! e todos os alunos tem que ficar quietinhos e em seus lugares na hora. Daí escolhemos o mais quieto. Peça para que ele diga alguma palavra ou frase do vocabulário estudado. Então ele escolhe o próximo aluno, que estiver mais quietinho, e esse também fala algo do vocabulário, e assim por diante. As regras são super flexíveis, fazemos ao modo que nos for mais conveniente no momento. Podemos deixa-los ir trocando de lugar (quando um é escolhido, o que escolheu se senta no lugar dele) ou não. Se a sala for numerosa e o tempo muito curto, podemos começar escolhendo dois alunos.
PICTURE IT:
Pode ser feito no papel ou na lousa, em duplas ou grupos. Um aluno desenha, enquanto sua dupla ou o grupo vai tentar adivinhar o que é. A escolha pode ser livre, o aluno que desenha é quem vai escolher, ou podemos escrever em papéis para sorteio.
Já fiz colando palavras em fita crepe na testa dos alunos. Vi que a turminha estava bem reduzida, devido ao dia chuvoso e preparei um pouco antes, escrevendo palavras do vocabulário, que no caso eram objetos escolares na fita, separando em pedaços e deixando colados na parte de dentro de uma pasta de plastico para não perder a aderência. Expliquei que ia entregar um pedaço de papel para cada e chamar cada um até minha mesa e colar a fita. Eles iam ver o dos colegas mas a deles mesmos era surpresa, então não era pra ninguém soprar a resposta. Depois que todos estavam com as fitas coladas, sentados em duplas, cada um desenhou o que o parceiro tinha escrito na testa e mostrou ao colega, que tinha que falar a palavra em inglês para tirar a fita. Aí eles colavam a fita no papel e trocavam os desenhos. Eles gostaram de fazer e ficaram bastante animados.
Já fiz colando palavras em fita crepe na testa dos alunos. Vi que a turminha estava bem reduzida, devido ao dia chuvoso e preparei um pouco antes, escrevendo palavras do vocabulário, que no caso eram objetos escolares na fita, separando em pedaços e deixando colados na parte de dentro de uma pasta de plastico para não perder a aderência. Expliquei que ia entregar um pedaço de papel para cada e chamar cada um até minha mesa e colar a fita. Eles iam ver o dos colegas mas a deles mesmos era surpresa, então não era pra ninguém soprar a resposta. Depois que todos estavam com as fitas coladas, sentados em duplas, cada um desenhou o que o parceiro tinha escrito na testa e mostrou ao colega, que tinha que falar a palavra em inglês para tirar a fita. Aí eles colavam a fita no papel e trocavam os desenhos. Eles gostaram de fazer e ficaram bastante animados.
Um aluno é o escolhido para ser o gatinho. A turma pergunta: 'gatinho colorido de que cor?' e o aluno diz alguma. Por exemplo 'blue', aí todos tem que tocar algo com a cor azul, sendo que é um objeto para cada. Aquele que sobrar é o novo gatinho.
SIMON SAYS
É a brincadeira do mestre-mandou. O professor direciona ações na sala. Os alunos devem ficar atentos para seguir apenas as ordens quando a frase começar com 'Simon says'. Por exemplo: "Simon says up your hands!". Quem errar pode ficar de fora, pagar prenda...escolha a alternativa que mais se adeque a sua turma.
BYE!!!
BYE!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário